
Quem tem medo da informática?
Amigo (as), é fato que se vive em um mundo onde a tecnologia faz parte de nossa vida. É o sistema informatizado que substitui a enorme quantidade de papelada e arquivos. È esse sistema que nos faz se conectar ao mundo virtual. Veja a grande popularização do uso do celular (ficar sem usá-lo por algumas horas é algo inadmissível para muitas pessoas hoje em dia). Outro dia um jovem me perguntou como que eu consegui sobreviver sem celular na minha juventude. O mundo virtual também criou a sua rede social, a sua comunidade.
Assim, milhares de pessoas fazem amizades, namoram, se apaixonam e se relacionam pela tela de um computador, usando MSN, orkut, webcam ou coisas similares. Estamos tão acostumados a esse mundo virtual que já o chamamos de real. Outro dia ouvi uma mãe dizer que é melhor o seu filho ficar a noite toda, de um sábado, no computador do que ir para a rua, pois teme pela segurança do seu filho. Mais será que esse mundo virtual é tão seguro assim? Pense bem...quantos vírus, hackers e pessoas mal intencionadas circulam por este sistema virtual.
Deve-se lembrar que este sistema é uma máquina, uma ferramenta usada para facilitar o nosso dia-a-dia, portanto, temos a toda hora que mostrar a este sistema virtual que nós, máquinas pensantes, é que estamos no comando.
Isso parece fácil. A impressão que temos é que estamos na dependência, no comando desse sistema. Quem nunca passou pela situação de não conseguir resolver um problema simplesmente porque o sistema estava fora do ar? Quanto de nos, a cada dia ou hora, necessitamos consultar nosso e-mail ou orkut atrás de mensagens.
Na educação também vivemos mudanças tecnológicas, com o computar se fazendo presente nas salas de aulas, os aluno não conseguindo viver sem o seu celular, mp3, mp4, rádio, os professores usando os seus laptops e o sistema escolar sendo informatizado.
Assim, surge um desafio para os educadores: como colocar toda essa tecnologia a favor do aprendizado? Como colocar esse sistema sobre o nosso comando e não ficarmos, nós, ao comando do sistema? O desafio esta lançado.
Será que o sistema a ser implementado nas escolas virá conjugado com a idéia de eficácia, de liberdade, de fácil acesso e com fins meramente educacionais e não controladores dos seres humanos? Isso só o tempo dirá.
A missão da humanidade esta posta, qual seja, não se deixar dominar pelo mundo virtual. Deve-se usar o virtual a nosso favor, usando-o para o bem da sociedade e para o bom desenvolvimento da educação.
Texto escrito pelo Professor Marcelo na Coluna do Professor.

