Falta de alunos em curso deixa aprovados no ProUni sem estudar


Para ter direito à bolsa, é necessário que turma seja formada.

No início do ano, 8.165 alunos não conseguiram se matricular na 1ª opção.


Roberto Cosme Raimundo quer estudar
comunicação (Foto: Arquivo Pessoal)

No primeiro semestre deste ano, 8.165 alunos foram pré-selecionados na primeira chamada no Programa Universidade para Todos (ProUni), mas não puderam se matricular no curso em que escolheram como primeira opção. A bolsa de estudos não foi concretizada porque não houve adesão suficiente para formar turmas no curso escolhido pelos candidatos.

A situação é prevista no contrato do ProUni. Segundo o Ministério da Educação (MEC) estes alunos ficaram no sistema e poderiam ser convocados nos demais cursos que escolheram como segunda ou terceira opções. Os cursos que não formam turma são bloqueados pelo sistema e não pré-selecionam nenhum candidato nas chamadas posteriores.

No primeiro programa do ano, o MEC ofertou 125.496 bolsas de estudo em 1.404 instituições de ensino superior de todo o país. Do total de bolsas disponíveis, 92.825 foram ocupadas. Os números do processo do meio do ano ainda não foram divulgados porque a seleção está em andamento. O ministério divulgou a quarta chamada de convocados na última quinta-feira (29). Ainda pode haver outras duas, caso sobrem bolsas.

Raimundo chegou a estudar jornalismo em uma universidade privada de Curitiba (PR), no ano passado, mas teve de trancar porque não conseguiu pagar as mensalidades. Este ano se inscreveu no ProUni do meio do ano e foi contemplado, com bolsa de 50%, na segunda chamada, para o curso de comunicação em rádio e TV da Universidade Tuiuti do Paraná. "Fui na universidade e tive a decepção de saber que não havia turma para mim. Falaram que eu tinha de voltar para a fila do ProUni."

Para o candidato, além da frustação de ter de adiar a vontade de fazer a faculdade, ficou a decepção de ter de justificar às pessoas para quem contou que havia conseguido a bolsa, que não iria estudar. "Quando você vê o nome no sistema, fica feliz, conta para todo mundo."

A auxiliar de departamento pessoal Juliana Geremias da Silva, de 33 anos, viveu uma situação parecida. Ela concluiu o ensino médio em 2003 pela modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA) e tentou pela terceira vez uma bolsa do ProUni para o curso de tecnólogo em gestão de recursos humanos da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná. "Consegui na primeira chamada, fiquei super feliz. Mas na PUC me informaram que o curso não ia ter formação. Liguei no MEC e me disseram que a faculdade tem este poder. Fiquei perdida."

Juliana não vai mais se inscrever no ProUni, mas não desistiu de fazer faculdade. Ela pretende fazer um financiamento na universidade em que for estudar no próximo ano.

Raimundo e Juliana não estão no grupo dos 8.165 alunos reprovados no início do ano, pois participaram do processo do meio ano que ainda está em andamento.

Baixa procura
O coordenador do ProUni da Universidade Tuiuti do Paraná, Sergio Antonio Karpinski, disse ao
G1 que a procura para o vestibular de inverno é baixa. Segundo ele, o curso para qual Raimundo foi selecionado tinha adesão de no máximo 15 estudantes - metade do necessário para abrir uma turma. "A maioria ingressa no fim do ano, este período é ingrato. Isso acontece constantemente e não há como prever. A tendência é aumentar porque a oferta de cursos tem sido cada vez maior", afirma.

A assessoria de imprensa da PUC-PR foi procurada e informou que vai se manifestar nesta segunda-feira (2).

Adesão
A adesão das instituições de ensino ao ProUni é voluntária e ocorre pelo mesmo um mês antes da abertura de inscrições. Ao aderir ao programa, a universidade é obrigada, por lei, a destinar bolsas em todos os cursos. A média é de uma para cada dez estudantes pagantes.

Informações: Portal G1 | Educação

0 Response to "Falta de alunos em curso deixa aprovados no ProUni sem estudar"

CURSOS PREPARATÓRIOS

CURSOS PREPARATÓRIOS
O Ciep 207 está oferecendo diversos cursos! Clique e saiba mais!

NAS ONDAS DO AMBIENTE

NAS ONDAS DO AMBIENTE
Clique e visite o site da Rádio do CIEP 207