
Proposta colocará em vigor maior proteção financeira, disse o presidente.
Projeto segue para votação no Senado.
O presidente americano Barack Obama agradeceu a Câmara dos Deputados pela aprovação da proposta de reforma do sistema financeira do país nesta quarta-feira (30). Foram 237 votos a favor e 192 contra. Agora, o projeto segue para o Senado.
obamaPresidente americano Barack Obama (Foto: Reuters)
Obama acredita que o sistema financeiro será mais transparente e que as transações complexas que ficaram de fora de análise no passado "serão feitas agora à luz do dia".
Na avaliação de Obama, foi uma "vitória para cada americano afetado pela imprudência e irresponsabilidade que levou à perda de milhões de empregos e de trilhões em riquezas".
"Ela (a proposta) vai colocar em vigor a mais forte proteção financeira ao consumidor na história, vai lidar com os abusos dos bancos e das companhias de cartão de crédito e hipotecas e vai dar aos consumidores a informação que eles precisam para tomar decisões financeiras responsáveis", disse.
A expectativa é de que o Senado dos EUA também aprove a proposta, mas o líder da maioria, Harry Reid, avisou que não deve ser possível marcar a votação até o Congresso voltar do recesso de 4 de Julho.
O New York Times (NYT) recordou que o projeto dá às autoridades reguladoras o intervir em companhias financeiras com problemas por meio da divisão delas, venda de ativos e aceitação de perdas por parte de credores e acionistas a fim de que os contribuintes não paguem essa conta.
O projeto também envolve uma ampliação dos poderes reguladores do Federal Reserve (Fed) e estabelece um conselho de risco com altos funcionários, liderado pelo secretário do Tesouro, para detectar potenciais ameaças ao sistema financeiro como um todo.
Engloba ainda a criação de uma agência de proteção financeira ao consumidor e expande o alcance da Securities and Exchange Commission (SEC).
(Com informações do Valor Online e de agências internacionais).

